CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 31 de março de 2009

Cigarro por Motoca

Permitido Acelerar


Proibido Fumar


Acabo de ficar sabendo que o Governo Federal aumentou impostos dos cigarros e diminuiu os de muitos outros produtos industrializados, como a produção de motoca e outros motorizados (IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - o cigarro não é industrializado?).

É, segundo eles do governo, uma forma de manter o fumante longe do vício e também de aumentar a produção desses motorizados, já que geram empregos prá muita gente.

Vai funcionar assim: os caras da produção de veículos de transporte com motor (a "bicicreta" do pobre fumante, não conta) vão ganhar uma baixa nos impostos que pagam para fabricar acidentes e poluição - além de veículos motorizados -, e o aumento da nicotina no pulmão vai ter um preço maior - 20% pros fumantes pobres e cerca de 30% pros fumantes mais abonados.
Falou o vice-dono-do-Brasil, José Alencar:

- O aumento do preço do cigarro é uma vantagem porque, a rigor, reduz a capacidade de compra de cigarro pelo fumante. Se ele fuma menos, está prejudicando menos sua saúde, e isso é bom também - disse Alencar, que se recupera de uma cirurgia para retirada um tumor no abdômen. (Pelo S.U.S.?).

Agora, eu pergunto: o que que eu, pobre, sem moto, que anda de carona ou de "bicicreta véia", tenho a ver com isso? E o meu Hollywood azul, vai prá quanto? Tem menos de dois meses que aumentou essa bagaça!!

Sei que os gastos federais, estaduais e a-puta-que-os-pariu com saúde, são muitos. Sei que boa parte dessa grana é gasta em função de doenças causadas pelo uso do cigarro. Mas então, porque não pegam essa grana acumulada com o aumento do cigarro e não investem em EDUCAÇÃO? Ou outras ÁREAS DA SAÚDE? SEGURANÇA? Ou até mesmo em subsídios para empresas que trabalham com ALIMENTOS? (Pode ser até a droga transgênica da Bunge, que num dá nada!).

Esse papinho de que essas empresas de motoca, carros e o escambau geram emprego é, em parte, balela. Sei que, recentemente, foi feito um acordo com a GM gringa da terra do Obama com a GM da terra dos tapajós daqui, para enviar cerca de 1.200 ou 1.400 trabalhadores brasileiros para a matriz de lá!! Porque aquela quebrou! E não tem como contratar gente por lá por causa da crise e tudo mais.

Eu não sei direito até onde tenho razão, já que o cigarro também polui e mata (aliás, o uso dele). O que sei, é que o número de fumantes aumentou, e em conseqüência, o lucro por isso também, logo, sou a favor de que se CONSTRUA MAIS ESCOLAS NO BRASIL!! EDUCAÇÃO TAMBÉM PREVINE DOENÇA E OUTROS VÍCIOS!! (Um pouco de humor negro não faz mal à ninguém).

Já que um doente de cigarro vai apodrecer na fila do S.U.S., nem vou falar em saúde - como se os acidentes de trânsito não provocassem cada vez mais mortes por direção imprudente.

P.s.: os outros produtos que também vão ganhar baixa, são os de construção civil. Ou seja, derrubar árvores para fazer casas, fábricas (ôpa, mais moto e amianto clandestino!) e uma produção de entulho de construção civil anual que chega a zilhões de toneladas detonando o meio ambiente de forma catastrófica, tanto quanto os resíduos de motores e fábricas poluentes.

Bom, pelo menos assim, o pobre fumante, sem motoca, com "bicicreta véia", talvez possa sonhar mais com a casa "pópria".

Mas aí, já é outro papo.

2 bedelhos alheios:

Bianca Melyna disse...

Seja como for, mais monóxido de carbono no ar; menos oriundos das bocas, mas mais oriundos dos escapamentos. Mon Dieu.

Filho da Ada disse...

Ou seja, troca seis por meia-dúzia. Talvez eu pare de fumar, economize uma grana, compre uma moto e morra num acidente com cerca de 40 anos. E não podre do pulmão, com 60, ou 70...