CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 29 de outubro de 2013

The Shaolin Afronauts - Quest Under Capricorn (2012)




"Pegue rapidamente um papel e anote uma receita: um tanto bom de Mulatu Astatke; algumas toadas de Tony Allen; um xilofone inteiro com casca; algumas fatias de flautas, oboés e trompetes; e o mais pesado sax-barítono que encontrar. Como este prato é típico da Austrália, acrescente também um canguru maduro e uma xícara de suor maori (opcional). Para dar liga coloque todos esses ingredientes dentro de 18 cérebros habilidosos de músicos altamente entrosados. Sinta-se à vontade para finalizar o prato com a áurea sonora do Ethio-Jazz da safra de 1970." Achou tudo isso demais para seu estômago? Ao menos aos seus ouvidos jamais será. Assim, em meio a loucura generalizada inespecífica, ecoa o som dos Shaolin Afronauts!

Um som que não deve explicação, nem mesmo ser explicado. Talvez por isso a embriaguez de tal receita. O que menos deve ser buscado aqui é alguma banalidade ou obviedade. Ross McHenry, líder da banda, consegue tecer as improbabilidades citadas anteriormente em sua música. Ross conta, neste álbum, com o talento de mais 17 cabeças no total. Pode parecer misterioso demais, e que assim seja. Mistérios cercam (eu cravo que sempre irá cercar) o trabalho dos Afronauts. tanto por sua sonoridade quanto na concepção gráfica e performances mascaradas. "Quest Under Capricorn", de 2012, apresenta passagens tranquilas, estados pre-meditativos, que logo tornam-se promíscuos, intensos e inesperados.

Sem tantas anarquias sonoras, vibram mais perto do High-life - gênero creditado ao oeste africano que carrega a improvisação em sua bandeira - do que do próprio Free-jazz - excêntrico e desenfreado. "Falando em jazz", muitas críticas rendidas à esse disco usam o termo Avant-garde Jazz. Pode ser. Um jazz retro-futurista então? Talvez. Mas sua fundação deve-se, inevitavelmente, ao desempenho histórico de laboratórios africanos quadragenários. Sim, de lá dos anos 60. Psicodelia, futurismo, progressividade, liberdade e boas referências denotam o mais fantástico trabalho dos Shaolin Afronauts. Aprecie o prato por completo e alimente bem seu acervo musical!"

Fonte: Oficina de Macacos


1. The Shaolin Afronauts - Brooklyn (3:33)
2. The Shaolin Afronauts - Gayanamede Prelude (1:16)
3. The Shaolin Afronauts - Winds Across Gayanamede (5:04)
4. The Shaolin Afronauts - Los Angeles (5:47)
5. The Shaolin Afronauts - Quest Under Capricorn (7:33)
6. The Shaolin Afronauts - End Of A Sun (8:22)
7. The Shaolin Afronauts - Amhara (5:17)
8. The Shaolin Afronauts - Voyage Prelude (1:32)
9. The Shaolin Afronauts - Voyage (4:23)
10. The Shaolin Afronauts - Forests Of Io (5:26)
11. The Shaolin Afronauts - Saturn's Dance (3:42)


Baixar na Oficina de Macacos

0 bedelhos alheios: